quinta-feira, 7 de julho de 2011

O Folclore



Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. 



Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros. 


O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos, como solidariedade, afeto, respeito, violência. 

Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo. Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade. 

Toda pessoa é um produtor de cultura e portanto, um portador de Folclore 

Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto no. 56747 de 17/08/1965. 
Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é conhecimento popular. Nas manifestações da cultura de um povo, seja através de suas lendas da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais os enriqueceram com novos hábitos criados após a Carta do Folclore. 

O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança são parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola. 

O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores. 

Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim passamos a fazer, parte de sua História. 

O Folclore permiti um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências, História e Geografia introduzindo os temas transversais Saúde, Cidadania, Educação Física e Artística. 


1 - Objetivos: 

® Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular; 

® Reconhecer e divulgar a importância do Folclore; 

® Estimular e desenvolver a imaginação e criação; 

® Desenvolver o habito de pesquisa; 

® Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança; 

® Valorizar a cultura popular. 



2 - Desenvolvimento: 
- Leitura de diferentes textos: informativos, literários, recreativos. 
- Caça-palavras e poesia 
- Pesquisas 
- Atividades matemáticas e com receitas 
- Montagem de murais e confecção de cartazes 
- Atividades ortográficas e gramaticais 
- Produção de texto coletiva e oral
- Dramatização 
- Musicas e brincadeiras 
- Entrevistas 
- Artesanato 



3 – Conteúdos 

a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas. 

b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc. 

c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas. 



4 – Áreas 

a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa. 

b) Linguagem Oral e Escrita: fala diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos. 

c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias. 

d) Movimento: dança brincadeiras. 

e) Música: cantigas. 

f) Arte: dramatização de lendas. 

g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas). 


5- Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico. 


6- Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa. 


Você sabia que... 

A palavra folclore vem do inglês: folk quer dizer povo e lore, saber. Logo, significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo que o povo sabe, inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Williams Jonh Thoms... A primeira pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu em 1929... Além das histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e danças. 


Bibliografia: Edith Lacerda, Brinquedoteca Carretel de Folia. Ricardo Azevedo, Histórias Folclóricas de Medo e Quebranto. Ciça Fittipaldi, O Homem que Casou com a Sereia. Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil / Agosto. Revista Ciência Hoje das Crianças nºs 94 e 106.

Nenhum comentário :

Postar um comentário