sexta-feira, 2 de março de 2012

Organizando as reuniões de pais

      Nesta semana fui procurada por uma amiga que me pediu para descobrir uma música para  usar numa palestra com os pais e eis que ao trocar ideias com ela, eu mesma comecei a organizar a minha reunião, deixo aqui algumas sugestões para quem precisa fazer o mesmo.

            Música pedida pela amiga que envolve os pais para uma discussão:  

Se a Gente Grande Soubesse

Billy Blanco

Se a gente grande soubesse
o que consegue a voz mansa 
como ela cai feito prece
e vira flor,num coração de criança.
A gente grande, que tira
o meu brinquedo da mão
tirou de um músico a lira
interrompeu a canção.
De tanto não que eu escuto
o não eu vivo a dizer
eu não sossego um minuto
é natural
eu não parei de viver.
A gente apenas repete
tudo que escuta e que vê
Pois gente grande eu queria
ser um dia todo igualzinho a você.
Se a gente grande soubesse (quanta paz,)
o que consegue a voz mansa, (o bem que faz,)
como ela cai feito prece
e vira flor,
num coração de criança.
A gente grande, que tira (sem pensar,)
o meu brinquedo da mão, (me faz chorar)
tirou de um músico a lira, (sem saber,)
interrompeu a canção.
De tanto não que eu escuto (Não e não,)
o não eu vivo a dizer, (que confusão,)
eu não sossego um minuto
é natural
eu não parei de viver.
A gente apenas repete (tal e qual,)
tudo que escuta e que vê, (não leve a mal,)
Pois gente grande eu queria
ser um dia
todo igualzinho a você.

 Outra sugestão  foi  utilizar as   10 regras fáceis para educar seus anjinhos, regras estas que estão numa reportagem da Revista Veja:

 Leia o resto da reportagem no link:http://veja.abril.com.br/210704/p_070.html
1. As atitudes no dia-a-dia são mais importantes que os conselhos
Os filhos aprendem muito mais observando o comportamento dos pais do que os ouvindo
2. Demonstre afeto incondicional por seu filho. Isso não o tornará mimado
É muito saudável abraçar e beijar os filhos, independentemente da idade
3. Envolva-se com a vida de seu filho
A falta de monitoramento aumenta os riscos de eles se envolverem com drogas, álcool e delinqüência e de gravidez precoce
4. Mude a forma de tratar a criança de acordo com as etapas de crescimento
A técnica que funciona em certa idade é um desastre em outra
5. Estabeleça regras e limites desde cedo
Com o tempo, eles ajudam seu filho a administrar o próprio comportamento
6. Encoraje seu filho a se tornar independente
Muitos pais, erroneamente, associam a busca por independência à rebeldia, à desobediência e ao desrespeito
7. Seja coerente
Se as regras do jogo mudam a cada dia, ou são esquecidas, a culpa pelo mau comportamento é dos pais, não da criança
8. Evite castigos físicos e agressões verbais
A punição é necessária, mas acompanhada de violência ela tem efeito nocivo a curto e a longo prazo
9. Explique suas regras e decisões e ouça o ponto de vista de seu filho
Ele aceitará suas ordens com mais facilidade se entender que elas fazem sentido
10. Trate seu filho com respeito
A criança trata os outros da forma como é tratada pelos pais


Dicas para Reunião com os Pais
Faz parte da vida dos professores preparar e
conduzir as reuniões com os pais das crianças.
Reuni aqui algumas dicas recolhidas da internet,
e procedimentos que também uso nesses momentos.
A reunião não é um embate, é um momento de encontro com os pais e a
possibilidade de conversar sobre o andamento da turma.
Caso seja necessário falar sobre um aluno em especial você tem suas opções:
a) deixar para o final os atendimentos particulares;
b) agendar uma data e horário específicos;
Não use a reunião para comentar assuntos particulares na frente de todos.
Deixe isso claro antes de começar.
Vamos lá?!
Mãos à obra!
Ivanise Meyer
No blog Trocando ideias pedagógica

Um comentário :