Sempre que desenvolvo uma Oficina Literária procuro trabalhá-la em forma de projeto, unindo todos os conteúdos. Hoje, vou mostrar um trabalho com a Oficina dos Pingos, unindo a matemática, o português e ate a história na educação infantil.
O objetivo era trabalhar com a noção de gráfico, mesmo com as crianças bem pequenas. Separei os Pingos e formos discutindo a característica de cada um, o jeito de ser deles e fazendo uma relação do jeito de ser de cada criança (história de cada um). As crianças foram se identificando com o que mais se parecia com ele, sua identidade com a dos Pingos. Para quem não os conhecem, eles são:
Pingo-de-Céu - adora música, o violão é a sua paixão;
Pingo-de-Sol - o Pingo da alegria;
Pingo-de-Ouro - o Pingo da aventura, que adora esportes;
Pingo-de-Mar - o Pingo da Sabedoria, adora estudar;
Pingo-de-Fogo - o Pingo do coração;
Pingo-de-Flor - o Pingo comilão;
Pingo-de-Lua - o Pingo dorminhoco.
Depois de revermos e discutirmos sobre o jeito de ser de cada um, coloquei no chão uma cartolina com as fotos das crianças para que cada uma se reconhecesse nelas.
Depois no lugar das fotos, coloquei o nome de cada criança, e muitos conseguiram descobrir onde estava o próprio nome. Quem não reconhecia, ia olhar o nome no Cantinho dosTrabalhos para descobri-lo ou um amigo o ajudava.
Aproveitei para trabalhar com as letras iniciais de cada um.
O gráfico foi construído, analisado cada coluna e observado a preferência de cada um e da turma como um todo.
E aí gostaram??? Viram como é fácil o trabalho com gráfico com as crianças pequenas!!!
Agora é só adaptar e trabalhar gráficos com a sua turma.
Nenhum comentário :
Postar um comentário