quarta-feira, 29 de junho de 2011

Literatura infantil e o Bullying


   Como estamos vivendo hoje num mundo em que lidar com as diferenças é tão complicado, a literatura infantil pode ser uma grande aliada do professor em tentar envolver as crianças pequenas nesta discussão.
   Com esta história seja utilizando o vídeo ou o próprio livro,  o professor poderá trabalhar o respeito as diferenças, o jeito de ser e a força de vontade dos personagens. 
video
   O aluno poderá também  fazer a reescrita da história, listar personagens que aparecem nela (os animais), desenhar a parte que mais gostou, fazer dobraduras, trabalhar com sucatas, confeccionar máscaras, dramatizar a história, confeccionar fantoches. Vejam algumas sugestões a seguir:

 





Mais atividades no link:





Outra história que também agrada as crianças e aos adultos é a história do Patinho Feio. Nela situações de Bullying também estão presente. O professor de crianças em fase de alfabetização deve estimular o diálogo e a interpretação oral das histórias. Músicas como Os 5 Patinhos da Xuxa e O Pato de Vinicius de Moraes também podem ser trabalhadas. Confecção de máscaras, fantoches, colagens, produção coletiva da história, colagens em balões, listas de palavras, títulos de imagens também são importantes para estimular o prazer da leitura e da escrita.  

  video