quarta-feira, 13 de julho de 2011

CRIANDO LIVROS COLETIVOS COM HISTÓRIA EM SEQUENCIA

       Uma série de gravuras organizadas logicamente, encenando uma história completa. Cada gravura representa um episódio completo. A vista dessas gravuras as crianças são incentivadas a criar uma história. Esse trabalho tem como objetivo:
  • Desenvolver as habilidades de perceber os pormenores de uma história
  • Associar os fatos apresentados
  • Perceber a sequencia dos fatos
  • Perceber a idéia central da história
  • Expressar-se criativamente
  • Apresentar conclusões lógica
  • Trocar idéias com os colegas e trabalhar coletivamente
       Inicialmente a professora pode apresentar os quadros, deixando-os colados no quadro da sala,  pode também colocá-los na ordem certa ou fora de ordem para que os alunos percebam a sequencia lógica da história ou ir apresentando quadro a quadro. A professora então passa a explorá-los com os alunos, com uma conversa estabelecida em cada cena, incentivando através de perguntas a descoberta da história.



           Terminada a apresentação dos quadros, a professora pode escolher crianças para narrar a história do seu jeito. Em seguida, ela separa a turma em pequenos grupos. Cada criança no grupo ficará responsável em ilustrar uma cena, reproduzindo do seu jeito as imagens de cada uma. Eles também criarão a capa do livro.

            Com as cenas prontas, a professora pode colar os desenhos na ordem certa numa folha colorida e grampear as folhas organizando-as num livro. Em seguida, cada grupo criará coletivamente sua história. E se a escola possuir um laboratório de informática as crianças poderão com o auxilio do professor digitar o texto para colar em cada página.


           Estes livros podem fazer parte do cantinho de leitura da turma e no final do ano distribuídos para os alunos. É uma forma muito legal de incentivar a leitura e a produção de texto!