Considerando-se que a respiração é como ato importante na emissão de fonemas é necessário que se ensine o aluno a respirar bem. E atividades usando o corpo e em forma de brincadeira auxiliam o aluno neste sentido.
Exercícios que facilitam obter fonemas:
- abrir e fechar a boca rápido e fortemente;
- abrir fortemente e fechá-la vagarosamente;
- abrir lentamente e fechar fortemente;
- projetar a mandíbula para a direita e esquerda;
- vibrar os lábios;
- dar beijos barulhentos;
- encher a boca de ar e bater com as mãos fechadas no rosto;
- acumular ar nos lábios;
- jogo de futebol - colocar um pauzinho nos lábios e empurrar uma bolinha com o pau, em cima da mesa;
- prender um palito entre o lábio superior e o nariz. Vai aumentando o tamanho do pauzinho;
- projetar os lábios para a frente e movê-los da esquerda para direita;
- pronunciar marcadamente: i, u, ui, com os dentes presos;
- pronunciar marcadamente: a, o, u, é, ê, i cantando;
- estalar a língua - a ponta, o dorso, total;
- tocar o canto dos lábio com a ponta da língua;
- escovar a língua dos lados e em seguida no meio;
- imitar gato ou cachorro bebendo leite;
- esticar a língua para fora da boca;
- fazer um canudo com a língua;
- colocar a ponta da língua entre os dentes inferiores e projetá-la para fora da boca;
- passar açúcar nos lábios e mandar a criança lamber;
- guerra de línguas, colocar a língua na ponta da caneta e empurrá-la para a frente;
- tossir;
- escarrar;
- gargarejar;
- coçar a garganta;
- bocejar;
- roncar;
- barulho de serra.
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