segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CONTOS DE FADAS

            É fácil reconhecer um conto de fadas. Animais que falam, fadas madrinhas, reis e rainhas não podem faltar, assim como a introdução "era uma vez". As narrativas se passam em um lugar distante — "muito longe daqui" — e têm personagens com nomes comuns ou apelidos, como João e Chapeuzinho Vermelho. Esses elementos facilitam a memorização e tornam a narrativa apropriada à oralidade. "No conto maravilhoso, o leitor é transportado para um mundo onde tudo é possível: tapetes voam e galinhas põem ovos de ouro. Essa é a magia da fantasia", explica Lilian Mangerona Corneta Rotta, mestre em literatura pela Universidade Estadual Paulista.
            Este trecho faz parte da reportagem retirada da Revista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/maravilhoso-mundo-contos-fadas-423384.shtml?page=all que nos mostra a importância de se trabalhar com os contos de fadas. 

Sempre acreditei, que uma boa história, que nos faz sonhar nos leva 
ao caminho do saber com mais alegria e prazer. 

Deixo aqui algumas sugestões para se trabalhar com alguns contos de fadas:


Veja estas e outras atividades no link abaixo:

Nenhum comentário :

Postar um comentário