sábado, 19 de abril de 2014

Copa do Mundo

A Copa do Mundo está chegando e que tal aproveitar este momento para envolver a meninada na escola? 
Resolvi começar meu trabalho com um item indispensável e que toda criança adora, a bola! Levei para sala uma bola numa caixa bem bonita, deixei as crianças pegarem a caixa.
Depois as crianças foram sugerindo o que teria na caixa, quando abrimos, foi uma grande surpresa.

Conversamos sobre a bola e procurei descobrir o que as crianças sabiam sobre ela.  Contei para elas um pouco da história da bola que pesquisei nestes links:

Bola: a bola é um dos brinquedos mais antigos que existem. Há 6.500 anos já eram feitas bolas de fibra de bambu no Japão e de pelos de animais na China. Romanos e gregos usavam bexiga de boi para confeccionar suas bolas, ugh! No Brasil, a bola mais popular é sem dúvida a de futebol, que chegou por aqui em 1894, trazida pelo inglês Charles Miller. E você sabia que a bola de futebol branca foi inventada por um brasileiro? Joaquim Simão teve essa ideia em 1935, para que os jogadores pudessem enxergar a pelota à noite. 

Seja como for, a semente dos esportes com bola se confunde com a dos esportes coletivos, há cerca de 12 000 anos. Há quem diga que tenha brotado com o costume guerreiro de se cortar a cabeça de um dos vencidos. Esta passava de mão em mão, entre os que comemoravam a vitória, segundo o livro “Evolução dos desportos através dos tempos”, de Adolpho Schermann. Tal prática, contudo, acabou se arrefecendo e, por volta de 3 000 a.C., o crânio foi substituído por troféus de formatos semelhantes, igualmente arredondados. Enfim, a cabeça humana teria inspirado a bola.

Bola de Futebol é usada para a prática de futebol nas suas diversas variações. Normalmente são fabricadas em couro sintético, e consiste de várias camadas que são revestidas com uma cobertura à prova d’água. É um dos principais ícones do esporte, sendo universalmente reconhecida como símbolo do mesmo. Estima-se que sejam produzidas anualmente 40 milhões de bolas de futebol no mundo, número que sobe para 60 milhões em anos de Copa do Mundo de futebol.
Mostrei para elas o desenho da bola da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, e que recebeu o nome de BRAZUCA: a primeira bola batizada por uma nação. Inspirada nas cores e na cultura do Brasil esta bola OFICIAL da Copa do Mundo da FIFA 2014™ vai levar o seu jogo ao nível de elite. Desenvolvida para o futebol de campo, combina durabilidade e alto desempenho dentro das quatro linhas. Aprovada nos testes da FIFA, para excelente performance em campo.


Depois apresentei a música Ora,bolas


Ora Bolas

Palavra Cantada




Oi, oi, oi...
Olha aquela bola
A bola pula bem no pé
No pé do menino
Quem é esse menino?
Esse menino é meu vizinho...
Onde ele mora?
Mora lá naquela casa...
Onde está a casa?
A casa tá na rua...
Onde está a rua?
Tá dentro da cidade...
Onde está a cidade?
Do lado da floresta...
Onde é a floresta?
A floresta é no Brasil...
Onde está o Brasil?
Tá na América do Sul,
No continente americano,
Cercado de oceano
E das terras mais distantes
De todo o planeta
E como é o planeta?
O planeta é uma bola
Que rebola lá no céu
Oi, oi, oi...
Olha aquela bola...
A bola pula bem no pé
No pé do menino...
Em seguida, pintamos uma bola:    
E terminamos nossa aula com a história: Onde foi parar a bola? Da Elza Cesar Sallut.