O trabalho com projetos possibilita a
interação de um tema com outras áreas do conhecimento, fazendo
com que a aprendizagem ocorra de forma contextualizada. A criança, em suas relações com o ambiente que a
cerca, concebe a natureza a seu modo, porém, à medida em que ela cresce e se
depara com fenômenos, fatos e objetos novos, ocorrem mudanças fundamentais na
sua maneira de ver o mundo. Na frente do pátio da escola onde trabalho atualmente, existe uma área verde,
em que pequenos bichinhos estão a todo o momento chamando atenção de meus alunos, passarinhos, formigas, aranhas, borboletas, qual criança não gosta de ver o movimento deles.
Para atender aos interesses das crianças e contribuir para
ampliação de seus conhecimentos propomos o Projeto: Bichinhos do Nosso Jardim,
permitindo assim tanto valorizar o espaço jardim, quanto conhecer os bichos que
ali moram, dando as crianças a oportunidade de desenvolver atitudes de respeito
e preservação com o meio ambiente e com os animais. Para
ampliar nosso projeto buscamos atividades concretas e prazerosas,
procurando em cada semana explorar um novo bichinho.
Nesta semana, as aulas
terão como personagem a aranha, de forma prazerosa e lúdica buscaremos
descobrir os mistérios que ela guarda em suas teias...
OBJETIVO GERAL
* Construir conhecimentos
sobre os bichos que estão presentes num jardim, envolvendo a prática de
observação, cuidados com o mesmo, e descoberta de curiosidades, reconhecendo a
aranha e sua importância para o meio ambiente.
Objetivos Específicos
- Visitar um jardim pra observação e levantamento de dados para o estudo;
- Participar do Projeto de Natureza e Sociedade – BICHOS DE JARDIM e levantar os conhecimentos prévios acerca do tema;
- Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão e incentivar o aluno a ouvir os amiguinhos, bem como elaborar e responder perguntas;
- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;
- Conhecer e identificar a aranha como um bichinho que mora nos jardins, nas hortas, etc, nomeando-os corretamente;
- Conhecer as características da aranha e como se adaptam ao meio em que vivem;
- Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias, músicas e poesias onde o personagem principal é a aranha ;
- Levar os alunos a participar da teia elástica, buscando um desenvolvimento global, focando os aspectos afetivos, motores e cognitivos, e a uma tomada de consciência do seu corpo por meio do movimento;
- Representar através de desenhos, pinturas, colagens e dobraduras a teia da aranha e a própria aranha.
- Visitar um jardim pra observação e levantamento de dados para o estudo;
- Participar do Projeto de Natureza e Sociedade – BICHOS DE JARDIM e levantar os conhecimentos prévios acerca do tema;
- Ampliar as possibilidades de comunicação e expressão e incentivar o aluno a ouvir os amiguinhos, bem como elaborar e responder perguntas;
- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;
- Conhecer e identificar a aranha como um bichinho que mora nos jardins, nas hortas, etc, nomeando-os corretamente;
- Conhecer as características da aranha e como se adaptam ao meio em que vivem;
- Despertar nas crianças o interesse em ouvir histórias, músicas e poesias onde o personagem principal é a aranha ;
- Levar os alunos a participar da teia elástica, buscando um desenvolvimento global, focando os aspectos afetivos, motores e cognitivos, e a uma tomada de consciência do seu corpo por meio do movimento;
- Representar através de desenhos, pinturas, colagens e dobraduras a teia da aranha e a própria aranha.
Desenvolvimento
1ª Atividade: HORA
DA NOVIDADE
Na hora da novidade apresentar uma caixa ou trazida pela professora ou por um colega onde está a aranha.
Explorar a caixa: O que vocês estão vendo? O que será que tem nesta caixa?Abrir a caixa e deixar as crianças explorar o seu conteúdo.
Pesquisar quem conhece e identifica a aranha.
Deixar as crianças manusearem, observarem e sentirem a aranha.
Cantar a música A Dona Aranha, para que eles acompanhem.
Descobrindo através dos sentidos a aranha...
•2ª Atividade: Hora da História A aranha bordadeira
Nenhum comentário :
Postar um comentário